Select Page

aO vereador Ademir Pestana (PSDB) esteve em Brasília, nos dias 4 e 5 de agosto, quando participou de um encontro promovido pela Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas e Hospitais Filantrópicos. A reunião, que ocorreu na Câmara dos Deputados, teve como objetivo mobilizar e unir forças em todo o País acerca da situação das entidades filantrópicas brasileiras.

Com este movimento, os parlamentares buscam apresentar a situação dos prestadores do SUS e as consequências para a população. Esperam ainda, sensibilizar a opinião pública sobre a grave situação da saúde no Brasil. Convidado para falar em plenário, o vereador Ademir Pestana e presidente do Hospital Beneficência Portuguesa de Santos manifestou-se preocupado com os rumos da saúde no país.

Há dez anos, a tabela de procedimentos do SUS não é reajustada. Segundo Pestana esta defasagem vem cada vez mais agravando a situação financeira dos hospitais. Hoje, mais de mil entidades de saúde sem fins lucrativos somam uma dívida de R$ 21,5 bilhões. “Será que todas sofrem de má gestão”, questionou?

O encontro aconteceu a pedido da Confederação das Misericórdias do Brasil (CMB). O deputado federal João Paulo Tavares Papa (PSDB) também integra a Frente Parlamentar. O deputado Beto Mansur (PRB) e 1º Secretário da Câmara dos Deputados comprometeu-se fazer frente a uma política de financiamento do BNDES para quitar as dívidas dos hospitais filantrópicos. Na ocasião, o vereador fez uma visita ao gabinete do Ministro da Saúde, Arthur Chioro já incumbido para que sua pasta dê atenção especial à questão.