Select Page

Desde fevereiro, os vídeos disponibilizados no site da Prefeitura de Santos, redes sociais e canal do YouTube contém legenda. A necessidade deste novo recurso que visa garantir maior acessibilidade para pessoas com deficiência, motivou o vereador e líder do PSDB Ademir Pestana a apresentar em outubro de 2015 um projeto de lei versando sobre esse assunto. A ideia apresentada teve por base as Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG) 2.0. No caso do Governo Brasileiro existe o Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (e-MAG) o qual está alinhado com as recomendações internacionais.

O Executivo, ao acatar a ideia garante acessibilidade plena à pessoa com deficiência permitindo-lhe a participação de atividades, serviços e informaçoes. “Tornar toda comunicação digital da prefeitura acessível aos deficientes visuais e auditivos, como forma de incluí-los é o nosso desafio”.

Em sua fanpage, Ademir Pestana já faz uso de umas dessas ferramentas. Os cegos, por exemplo, se utilizam de leitores automatizados de tela, que fazem a leitura sonora do conteúdo apresentado pelas páginas e redes sociais. Esse público utiliza-se da “hashtah #PraCegoVer” para ter descrito o conteúdo das imagens, favorecendo o entendimento das publicações em um contexto mais amplo.

Além de legendar os vídeos que produz, a Secretaria de Comunicação (Secor) pretende disponibilizar em braile parte dos cartazes e panfletos de campanhas de comunicação produzidas para diferentes segmentos.