Select Page

AÇÃO DA IGREJA CRISTÃ DA FAMÍLIA NO ÚLTIMO SÁBADO À NOITE, 6/9, EM APOIO AOS MORADORES DE RUA DO MERCADO, É IMPEDIDA POR AGENTES DA GUARDA MUNICIPAL

O VEREADOR ADEMIR PESTANA, QUE APOIA O MOVIMENTO POR CASAS POPULARES DOS MORADORES DOS CORTIÇOS DO BAIRRO, ESTEVE PRESENTE E VAI EXIGIR PROVIDÊNCIAS NA CÂMARA.

Cerca das 21 horas, da última sexta-feira, o vereador Ademir Pestana recebeu a informação da atuação repressora dos guardas municipais no Mercado, que estavam impedindo a distribuição de alimentos aos carentes por fiéis da Igreja Evangélica Cristã da Família. E o pedido de intervenção para o impedimento do trabalho assistencial – o que, para ele, “feria a dignidade humana”.

Lá, atrás do tradicional centro de compras, em frente na Bacia do Mercado, fiéis da Igreja Cristã da Família – localizada no Canal 5 (Av. Almirante Cochrane 93, fone 32270722, e-mail santos@igrejadafamilia.org.br) oferecem, aos sábados, alimento à população de rua do local – que não consegue ser atendida pelo abrigo da Prefeitura próximo e ficam nas calçadas em redor. Mas apenas uns poucos carentes puderam comer, expulsos que foram pelos policiais municipais.

Os fiéis da igreja, que faz um trabalho assistencial em diversas cidades, foram impedidos de alimentar as pessoas dali e inúmeros deles fizeram queixas de agressões com o “Chico doce” (como os policiais chamam os cassetetes) e pontapés. “Isto não é admissível e não acreditamos que o comando da GM nem o prefeito, que tem um programa social para o bairro, apóiem isso”, disse Pestana.

A presença do vereador e de lideranças do movimento dos cortiços quer reverter o quadro e ampliar a qualidade de vida daquela gente, “pois a cidade é para todos”, argumentou Pestana. ”Não podemos permitir injustiças flagrantes como esta, contra pessoas já vítimas da degradação social”, concluiu.

Os carentes contam que os policiais municipais afastaram os moradores de rua e se queixaram de agressões e violência por parte destes. Em face disso, Pestana vai se manifestar na câmara na segunda-feira pedindo a atenção do comandante Perrenoud. Para o problema. Ademir conseguiu a certidão municipal para o efetivo início das obras dos apartamentos.

A Igreja Cristã da Família teve início em São Paulo, Capital, no ano de 1980, com um grupo de pessoas que participava de reuniões caseiras para estudo bíblico e é instalada na Rua Domingos de Morais, 1.100.

Desde então este grupo cresceu e hoje já são mais de 40 igrejas e congregações espalhadas em São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia, Pernambuco, Ceara, Piauí, Amazonas e Bolívia.

Em Santos, alguns membros da Igreja, moradores na Baixada Santista, que freqüentavam a Igreja Cristã da Família em Vila Mariana e em Bernardo do Campo, começaram a reunir-se no ano de 1992 em um grupo familiar na cidade de Santos. Com o crescimento do grupo, o desejo e a necessidade de abrir uma igreja culminou com a fundação da Igreja Cristã da Família em Santos, no mês de janeiro de 1993.