Select Page

Vereador defende reparar desigualdade

O vereador Ademir Pestana (PSDB) apresentou em plenário, Projeto de Lei que dispõe reservar 20% de cotas para negros e/ou afrodescendentes em concurso público em Santos. A medida visa, ainda, estender o sistema de reserva às empresas prestadoras de serviços que vierem firmar contrato com a Administração Direta e Indireta, incluídas autarquias, fundações e empresa pública e sociedades de economia mista. O parlamentar defende sua iniciativa como forma de visa minimizar e reparar os efeitos perversos da desigualdade racial e social, promovendo o acesso de negros e afrodescendentes no serviço público.

Criada recentemente no legislativo, Ademir Pestana preside a Comissão Especial de Vereadores (CEV) que discute políticas públicas de Igualdade Racial e Étnica. O vereador lembra que o Estatuto da Igualdade Racial (Lei Federal nº 12.288/2010), estabelece em seu artigo 4º a participação da população negra, em condições de igualdade de oportunidades na vida econômica, social, política e cultural do País. A lei prevê, ainda, a adoção de medidas, programas e políticas de ações afirmativas. “É isso que estamos tentando fazer”, justifica.

A propositura segue para apreciação das comissões da Câmara, para depois ser debatida em plenário. O gabinete do vereador Ademir Pestana já trabalha para a realização de uma audiência pública com o objetivo de tratar de cotas raciais no serviço público. O encontro está previsto para o mês de novembro.