Select Page

A Cidade de Santos produz mensalmente de 300 a 500 toneladas de lixo reciclável. Este número poderia ser maior se houvesse conscientização por parte de comerciantes, empresários e a própria população. Muito do que se joga fora poderia ser reaproveitado, beneficiando centenas de projetos e milhares de pessoas. Nas praças de alimentação de shoppings e centros comerciais por exemplo não se percebe a preocupação com o descarte correto do lixo limpo.

A cidade possui alguns shoppings de grande, médio e pequeno porte e que costumam concentrar milhares de frequentadores, sobretudo aos finais de semana quando com a chegada de turistas, a população aumenta consideravelmente. Não há na grande maioria deles, espaços destinados a separação de lixo e muito menos, orientação aos funcionários que realizam a coleta de bandejas de alimentos, sobre a importância e necessidade de se separar os resíduos por tipos (plástico, papel, restos de alimentos e latinhas) em lixeiras ou coletores pré-definidos.

Preocupado com a questão da sustentabilidade, o vereador Ademir Pestana apresentou na Câmara projeto de lei tornando obrigatório a instalação de coletores destinados a separação de lixo reciclável em praças de alimentação dos shoppings centers do município. “Estes locais, onde há grande concentração de pessoas, deveriam conter ao menos coletores para descarte de latinhas”, alerta o vereador.

Ele acredita que por meio destas iniciativas seria possível garantir o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente, contribuindo para a redução do consumo de recursos naturais. “Segundo apuramos, só no ano passado, a cidade recolheu mais de 5 mil toneladas de lixo reciclado”, informa o edil. E continua: “É necessário que os shoppings invistam em campanhas visando a sustentabilidade. Muitas entidades poderiam se beneficiar com as doações de latinhas por exemplo”, conclui.