Select Page

Tendo em vista o avanço dos casos de microcefalia no País, antes mesmo de termos notificação em Santos, o vereador Ademir Pestana (PSDB) encaminhou na sessão do dia 23 de novembro, requerimento à Secretaria Municipal de Saúde, convidando o secretário Marcio Calvo para que preste esclarecimento à Câmara.

Ademir quer que o secretário informe se há incidência de microcefalia em crianças nascidas na cidade neste último ano e a relação com a contaminação de gestantes com o vírus Zika. O convite também se estende ao médico, Cláudio Maierovitch – Diretor de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, com o objetivo de expor a situação epidemiológica gravíssima de contexto nacional.

A região foi surpreendida com a informação de que o município vizinho, São Vicente já detectou casos de microcefalia em crianças. Em pouco mais de três meses e em um surto sem precedentes, o Brasil já conta com cerca de 400 casos notificados de recém-nascidos com microcefalia, má-formação do cérebro que pode levar a problemas graves no desenvolvimento da criança e que pode ter relação com o vírus Zika.
Segundo o Ministério da Saúde é muito provável que o aumento inesperado de casos tenha relação com uma possível infecção das gestantes pelo vírus da Zika, uma nova doença identificada no país neste ano e transmitida pelo mesmo vetor da dengue, o Aedes aegypti. O vírus da Zika já atinge 14 estados brasileiros.