Select Page

Para ele, metade das árvores deve produzir frutos, bom para os pássaros e para a ecologia

Em 17 de outubro, o vereador Ademir Pestana apresentou o Projeto de Lei (162 / 02), que quer que metade das árvores plantadas em Santos sejam frutíferas, a exemplo da Lei vigente na cidade de São Paulo, de autoria do vereador e professor do PDT Eliseu Gabriel – que foi candidato ao Senado pela Coligação Trabalhista (PPS-PDT e PTB).

Ligado à saúde, ex-presidente da Beneficência Portuguesa por seis anos, a exemplo de outros trabalhos Ademir Pestana aponta para a regeneração vegetal da cidade “em tempos de aquecimento global e local, carente de sombra e de verde”.

“Dados científicos comprovam o aumento do número de pássaros com a presença de árvores frutíferas, estes que são predadores das ervas daninhas que consomem mais da metade das árvores da cidade”, disse Ademir Pestana, autor de diversos trabalhos na área ecológica.
Ademir tem denunciado o corte de numerosas árvores saudáveis pela cidade, como na avenida Ana Costa, “para fins estéticos que não contemplam a estética do meio-ambiente, da qualidade do ar, do papel generoso das árvores”, disse.
Ademir, apresentou também Projeto de Lei proibindo ocorte de árvores no município sem que haja autorização do CONDEMA, o Conselho de Defesa do Meio Ambiente que, a exemplo dos demais Conselhos de Saúde e Habitação não foram nomeados pelo Prefeito.

”O Chefe do Executivo não gosta da participação popular”, disse Ademir a respeito da ausência do CONDEMA, “não gosta do cheiro do povo”, recordando o que disse um Presidente da era militar. Seu trabalho em defesa do plantio de espécimes frutíferas, que tem exemplos em outras capitais brasileiras como Belém – em que as mangas ornamentam a avenida central – teve iniciativas posteriores de vereadores governistas, mas que retiraram seus projetos por interferência do Executivo.
“Os governantes da cidade não querem frutos – disse Ademir – mas nós queremos os pássaros de volta. Uma revista rural de abrangência nacional fez reportagem recente sobre o sucesso desta prática do plantio de árvores frutíferas e nós vamos implantar isto aqui agora ou no futuro”, desafiou, “para o bem da cidade e de sua gente”, concluiu Pestana.