Aprovada pela Câmara de Santos, a lei municipal nº 2.547/2008 de autoria do vereador Ademir Pestana tem transformado o sonho de centenas de pessoas a selarem a união por meio do Casamento Comunitário. As inscrições estão abertas desde o dia 1º de agosto para casais que desejam formalizar a união, mas não têm condições financeiras. Os locais são nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), na Coordenadoria da Mulher (Comulher) e no Núcleo de Integração e Assistência Social (Nias), do Caruara, na Área Continental, das 9h às 12h e das 14h às 17h.
A cerimônia religiosa será realizada no salão social do Clube de Regatas Vasco da Gama, na Ponta da Praia, no dia 30 de novembro, quando os noivos trocam alianças e recebem documentos legais com direito a bolo, champanhe, fotos e filmagens.
“O Casamento Comunitário é, sem dúvida, um dos momentos mais emocionantes do meu mandato enquanto parlamentar”, afirmou Ademir Pestana, cuja lei já beneficiou quase 500 casais na cidade de Santos. A celebração foi interrompida em 2020/2021 por conta da pandemia da Covid-19.
Como parte do evento, os noivos participarão de curso preparatório. A atividade de presença obrigatória, será realizada no dia 19 de novembro, às 13h, na Universidade Santa Cecília.
O Casamento Comunitário é organizado pela (Comulher) ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura e também conta com o apoio do Fundo Social de Solidariedade e da Secretaria de Cultura. Mais informações: www.santos.sp.gov.br/portal/casamento-comunitario