Select Page

Dados foram apresentados em razão de questionamento feito por vereador

De acordo com os dados apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde de Santos, no ano de 2012 foram concedidas 897 licenças médicas a servidores da Secretaria de Educação. Este ano, até maio já foram contabilizadas 319 licenças. Os dados foram apresentados em razão de questionamento feito pelo vereador Ademir Pestana (PSDB). O objetivo era saber qual o número de docentes e professores da educação acometidos de gripe e afastados por licenças médicas com vistas a justificar junto à Secretaria de Estado da Saúde, a inclusão destes grupos entre os indicados e beneficiados com a vacinação contra a gripe H1N1 (Influenza A) na próxima campanha de imunização.

Conforme resposta emitida pela Secretaria, houve um considerável aumento no número de afastamentos por doenças do aparelho respiratório de janeiro a maio deste ano, em relação ao mesmo período de 2012. As doenças que mais afastaram os servidores dos locais de trabalho, segundo o Código Internacional de Doenças (CID 10) foram as infecções agudas das vias aéreas superiores, seguidas por sinusite aguda, amigdalite aguda e influenza (gripe) devido a vírus não identificado. De acordo com o gráfico apresentado pela SMS, em 2012, os meses em que houve maior incidência de afastamentos foram junho e outubro. Curiosamente, correspondem a períodos próximos ao encerramento dos semestres letivos, ocasião em que há se agrava o quadro de estafa destes profissionais.

Cansaço, desgaste físico e mental, stress podem estar associados ao quadro de baixa resistência comum aos educadores nestes períodos do ano. Para o vereador Ademir Pestana, os números apresentados justificariam a inclusão do grupo de educadores entre os beneficiados com a vacinação H1N1 na próxima campanha. Agora, o vereador quer saber o que a Seduc tem feito em termos de adoção de programas de qualidade de vida voltados ao servidor da educação, com vistas a diminuir estes afastamentos e melhorar as condições de trabalho destes funcionários.