Aprovada pela Câmara de Santos, a Lei Municipal 3.971/2021, oficializou o Dia do Aplauso que passou a fazer parte do calendário oficial da cidade. Tem por objetivo reconhecer o trabalho desenvolvido pelos profissionais de enfermagem no Município de Santos. Sendo assim, as instituições de saúde da cidade podem promover um minuto de aplausos ao meio-dia, anualmente, sempre no dia 12 de maio.
À exemplo do Hospital Beneficência Portuguesa (HBP) e Santa Casa de Santos, ano passado, estas instituições fizeram uma manifestação, pontualmente, ao meio-dia reunindo vários colaboradores.
De iniciativa do vereador Ademir Pestana (PSDB), afirmou que além dos significativos aplausos, é essencial apoiar e incentivar as causas por melhores condições salariais e jornada de trabalho justa.
Oficialmente a data foi reconhecida em 1974, por decisão do Conselho Internacional de Enfermeiros. Assim, o dia 12 de maio foi escolhido a fim de homenagear o nascimento de Florence Nightingale, considerada a “Mãe da Enfermagem Moderna”.
Ademir Pestana lembra que o Dia do do Aplauso é um gesto que faz lembrar o reconhecimento que os profissionais de enfermagem passaram a ter ainda mais durante a pandemia da Covid-19 quando tornaram-se incansáveis se desdobrando para salvar vidas.