Select Page

Aprovada pela Câmara, a cidade de Santos comemora o Dia do Mesatenista todo o dia 8 de agosto por meio da Lei Municipal nº 2.932/2013. Com a retomada dos esportes sem contato físico, anunciada pelo Governo do Estado, as competições estão liberadas com as devidas precauções. No entanto, o torneio comemorativo que anualmente ocorre na Associação Banco do Brasil – AABB, no Gonzaga, foi adiado para o mês de setembro.

De iniciativa do vereador, Ademir Pestana (PSDB) a lei municipal foi criada a partir de uma sugestão ex-mesatenista Márcio Tovar cuja data passou a integrar o calendário oficial do Município. A escolha da data refere-se a abertura do XXIII Aberto do Brasil de Tênis de Mesa da Federação Internacional que ocorreu no dia 8 de agosto de 2013.

Segundo Tovar, Santos é referência para o Brasil na modalidade esportiva de Tênis de Mesa desde a década de 30 e um celeiro de esportistas de alto nível. Para Ademir, isso justifica a oportunidade de poder homenagear grandes clubes e associações, em especial todos os mesatenistas que ajudaram a elevar o nome de Santos no cenário Nacional e Internacional.

O município já conquistou 29 títulos em Jogos Regionais, nas categorias: masculino e feminino e obteve 24 títulos em Jogos Abertos do Interior e ainda foi base da Seleção Paulista e Brasileira em todas as categorias.

Grandes equipes foram formadas na cidade, como o Esporte Clube Senador Feijó (1969), o Pasteur Futebol Clube (1973), Centro Espanhol de Santos, Academia Afonso Valente e atualmente, o ADC Estrela de Ouro. Para o veterano Tovar, a data consagra uma modalidade importante na cidade e homenageia grandes nomes desse esporte.