Select Page

A Gestão das Praias de Santos foi tema de audiência pública no dia 13 de setembro. O encontro que aconteceu no auditório Zeny de Sá Goulart foi solicitado pelo vereador e líder do Governo no legislativo, Ademir Pestana (PSDB) e teve como objetivo prestar esclarecimentos sobre quais serão as ações da Prefeitura a partir do termo de adesão feito com o Governo Federal para o Município. O encontro reuniu os secretários de Esportes, Sadao Nakai e de Turismo, Rafael Leal. Participaram também, representantes de Clubes Recreativos que têm barracas na praia, ambulantes e a presidente deste segmento em Santos e Região, Nely dos Santos.

Conforme os representantes da Administração Municipal, gerenciar a orla santista, possibilitará arrecadar mais recursos por meio da promoção de eventos turísticos, culturais e esportivos. O secretário de Esportes, Sadao Nakai, nomeado para estar à frente do Comitê Gestor de Praia garantiu que a Prefeitura fará consultas e abrirá diálogo com representantes de diversos setores. Está previsto a criação de um plano integrado de gestão.

O secretário de Turismo, Rafael Leal aposta na vinda de grandes eventos na faixa de areia, que antes não ocorriam devido às regras da Secretaria do Patrimônio da União (SPU). O vereador Ademir Pestana apresentou na sessão plenária a criação de uma Comissão Especial de Vereadores (CEV) para acompanhar a discussão.

Para o vereador, o encontro foi necessário tendo em vista a importância do assunto. “Precisamos debater o impacto dessa gestão, uma vez que a medida inclui as áreas de bens de uso comum com exploração econômica, no caso as barracas de praia exploradas por clubes recreativos e a própria atividade de comércio ambulante”.