Select Page

Ano passado, o vereador Ademir Pestana (PSDB) deu início a um abaixo assinado que percorre, ainda, os bairros mais afetados da cidade que sofrem com os problemas decorrentes das operações de grãos do Porto de Santos. Em gestões anteriores e na atual, o parlamentar apresentou requerimento com o intuito de chamar a atenção das autoridades competentes sobre a necessidade de maior rigor na fiscalização das operações nos terminais. O documento, na época, foi encaminhado à prefeitura, Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, Codesp e Cetesb. Moradores, especialmente dos bairros Ponta da Praia e Estuário têm aderido ao abaixo assinado como forma de protesto a fim de minimizar os impactos ambientais.

“Se você tem apreço por sua saúde, pense duas vezes antes de adquirir um imóvel nas imediações do cais santista” – A frase dita pelo vereador durante sessão da Câmara, no dia 19 de agosto de 2013, incomodou alguns corretores de imóveis. A emissão de micropartículas de soja, açúcar e trigo é dispersada pelo vento nas imediações do cais.

Segundo o vereador, as pessoas são alvo da hiperreatividade brônquica, que provoca o estreitamento dos brônquios, desencadeada principalmente por fatores externos como poeira, oscilações climáticas bruscas, infecções virais e cheiros irritantes. Já os trabalhadores que atuam diretamente nos terminais estão sendo acometidos de asma ocupacional.