Select Page

Às vésperas de comemorarmos o Dia da Consciência Negra, o vereador Ademir Pestana (PSDB) quer enaltecer uma importante figura de nossa cidade: o ex-prefeito Esmeraldo Tarquínio cassado pelo regime militar em 1968, antes mesmo de assumir a prefeitura. Ele encaminhou na sessão do dia 16 de novembro, Requerimento ao prefeito Paulo Alexandre Barbosa, solicitando que o túmulo localizado no Cemitério do Paquetá do ex-prefeito, seja tombado pelo Condepasa. Esmeraldo Tarquínio morreu em 1982, perto de uma provável eleição para deputado estadual. Na Câmara, Ademir preside a Comissão que discute as políticas de Promoção da Igualdade Racial e Étnica.

Na justificativa, o vereador argumentou que a proposta se traduz em homenagear uma das personalidades mais importantes da política santista e nacional, o grande jornalista, advogado e político Esmeraldo Soares Tarquínio de Campos Filho, mais conhecido como Esmeraldo Tarquínio.
O democrata Esmeraldo Tarquínio obteve notoriedade como vereador da cidade e foi eleito como prefeito de Santos. Em 1982, perto de uma provável eleição para deputado estadual, foi vitimado por um AVC e, infelizmente, veio a óbito a cinco dias do pleito.

“O reconhecimento de uma vida dedicada às grandes causas materializou-se, por diversas vezes, em homenagens outorgadas pelo Poder Executivo e Legislativo, porém, faz-se necessário mais uma vez eternizar sua história”, disse o parlamentar.

Luiz Gama – Ademir também apresentou Projeto de Lei no dia 5 de novembro. A matéria pretende alterar a denominação da Rua Luiz Gama localizada no bairro do Macuco para que passe a ser denominada como Doutor Luiz Gama. A iniciativa foi inspirada na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) que concedeu o título de doutor ao ilustre Luiz Gonzaga Pinto da Gama. O advogado foi impedido de estudar no Largo São Francisco, de São Paulo, por ser negro.

Imagem: http://www.leriaselixos.com.br/