Select Page

As bitucas de cigarro levam em média 2 anos para se decompôr. Nas praias, além de contribuírem para a poluição do meio ambiente, também são nocivas para a fauna marinha. Uma ideia interessante para solucionar esse problema é a distribuição de coletores aos banhistas e visitantes, para que as mesmas sejam guardadas e descartadas, posteriormente, de maneira adequada.

Pensando nisso, o vereador Ademir Pestana (PSDB) sugeriu na sessão do dia 7 de agosto, que a prefeitura implemente nas praias de Santos o descarte consciente por meio de bituqueiras plásticas portáteis com tampas herméticas, de forma cônica, aos fumantes usuários. Recentemente ele teve contato com o acessório utilizado na Europa e em alguns locais turísticos do Brasil.

Bituqueiras

Em sua rede social, o parlamentar postou o coletor. A publicação gerou grande repercussão com dezenas de comentários, quase duzentos compartilhamentos e mais de mil curtidas.

A recente lei Cidade sem Lixo em Santos, bastante aguardada pela população trouxe algumas inovações como a instalação de bituqueiras, recipientes para coleta de cigarros. Inicialmente, foi divulgado que o equipamento será instalado nos 451 pontos de ônibus que contém cobertura. Sobre sua ideia levada em plenário, disse: “gostei tanto desta solução que me disponho a reservar parcela de minha verba parlamentar do próximo ano para auxiliar no custeio deste acessório”.