Select Page

Em gestões passadas, na condição de vereador da Câmara de Santos, Ademir Pestana (PSDB) já denunciava o problema envolvendo a dupla função dos motoristas de ônibus do transporte público. Foi ele quem passou a apontar em plenário, o desgaste que estes funcionários sofriam com o acúmulo de atividades: dirigir e cobrar a tarifa ao mesmo tempo. Na ocasião, também foram coletadas mais de 60 mil assinaturas reivindicando o retorno desses trabalhadores. O vereador chegou inclusive a convocar um plebiscito, como forma de discutir amplamente a questão com a sociedade.

Durante a audiência pública para discutir o novo modelo de licitação do transporte municipal, centenas de usuários manifestaram o desejo de um transporte público de qualidade. O encontro, promovido pela prefeitura no dia 23 de abril, na Arena Santos, teve como objetivo ouvir as solicitações da população para que, dentro do possível, sejam inseridas no edital de licitação que será publicado até o fim de julho.

Embora a volta dos cobradores não tenha feito parte das discussões, o parlamentar que compareceu ao encontro, percebeu que ainda existe por parte dos usuários, o desejo pelo retorno desses profissionais, pois apesar da cobrança por meio de cartão, o pagamento em dinheiro ainda prevalece.

Na sessão do dia 28, Ademir Pestana apresentou Requerimento para que o Executivo estude a possibilidade junto à permissionária do serviço de transporte, de inserir no novo modelo de licitação do transporte público, a volta dos cobradores de ônibus. Segundo o vereador, apesar dos esforços do Executivo em viabilizar o pagamento da tarifa somente com o cartão, os motoristas continuam tendo de receber dinheiro para o pagamento da passagem. “O que percebemos é que o motorista continua exercendo dupla função”, completou.